terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Colégio está Implantado



O Palácio localiza-se na Rua do Norte e fazia parte da Quinta da Marquesa de Ravara ou de Fora, “de fora” por ser Estrangeira, que aí viveu durante 60 anos no séc. XVIII.
A Quinta, por ser constituída por duas áreas independentes, a área agrícola e a área urbana separadas pela Az. das Freiras, veio posteriormente a ser identificada por duas designações diferentes, que ainda hoje são usadasO Palácio e os Luxuosos jardins pertenciam à parte urbana.
A propriedade foi depois pertença dos Marqueses de Aveiro e já no séc. XIX sabe-se que pertencia à família Serzedello, tendo nos finais desse século sido adquirida por José de Nascimento, agricultor, que para pagar os juros da dívida contraída com a aquisição da propriedade transformou os jardins em campos de sementeira e hortas Actualmente encontra-se instalado no Palácio o nosso Colégio.
O edifício, de raiz seiscentista, foi bastante modificado e descaracterizado ao longo do tempo. Possui uma fachada principal de alguma imponência e de linhas equilibradas. Um muro, no mesmo plano da fachada, dá acesso a um pátio e integra um portal entre 2 grossas pilastras, com frontão decorado por um pequena cabeça de leão eencimado por um pináculo piramidal ,por onde se acede ao Palácio, às dependências e aos jardins, através de um portão e uma passagem entre os edifícios dos antigos cómodos. No pátio encontra-se um nicho que servia de fontanário embrechado, integrando pedrinhas e conchas e emoldurado por azulejos setecentistas.

O interior do Palácio é ricamente decorado com lambris de azulejos setecentistas, estuques pintados de gosto romântico sobre os lambris, em faixas sob as sancas e nos tectos, pinturas marmoreadas nas molduras das portas, e um tecto em tela pintada,

em mau estado de conservação, representando anjinhos segurando flores, dormindo, apanhando borboletas, brincando, tocando e ouvindo flautas.

1 comentário:

  1. Este antigo palácio, situado na Rua do Norte, ex Rua do Correio-Mor, continua a fazer juz à antiga proprietária pela simplicidade artística: temporal e religiosa. Decoração dos tetos com anjos e crianças tocando flauta ou apanhando borboletas, muros decorados com lambris de azulejos em forma geométrica, sem recurso a figuras históricas de santos, como então era costume. Junto a um destes muros encontra-se uma janela com a representação duma pomba. Esta não é, seguramente, da altura da Marquesa mas parece dar expressão à iconografia principal que carateriza o Espírito Santo, cujo culto e festividades tanto D. Anna Maria Guido apoiou. P. S. Gosto muito deste palácio pelo sítio onde se encontra e pelo que representa da Marquesa como uma das últimas apoiantes do interesante culto ao Espírito. Daí que eu peça licença para divulgar as imagens decorativas que se encontram no vosso blogue, sem fins lucativos da minha parte.

    ResponderEliminar

  ©Template colomboparque Dicas Blogger.

TOPO