terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cuidados a ter com a Gripe




A gripe (sazonal) é uma infecção aguda causada pelo vírus da gripe. Pode ser de três tipos: A, B ou C assim classificadas de acordo com os subtipos de vírus que lhe dão origem.
Quanto à gripe A, existem diferentes subtipos e os vírus da gripe A (H1N1) eA (H3N2)
têm-se detectado com alguma frequência no Homem.
O mais recente surto de que somos vítimas à escala mundial é a infecção pelo vírus da gripe A (H1N1), cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa.
Quando as pessoas infectadas tossem ou espirram, libertam gotículas infectadas, as quais podem depositar-se sobre as superfícies, ficar nas suas próprias mãos ou dispersas no ar.
A transmissão para outra pessoa ocorrerá quando esta respirar o ar contaminado, tocar nas superfícies ou contactar com mãos infectadas, ficando assim exposta ao vírus.
Os sinais e sintomas da Gripe A (H1N1) são os sintomasda gripe sazonal como febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares e das articulações, garganta seca e corrimento nasal. Por vezesocorrem vómitos e/ou diarrei
Cuidados alimentares
A gripe é uma doença infecciosa que requer cuidados alimentares relativamente simples.
No caso de pessoas saudáveis, isto é, que não sofrem de doença crónica, a hidrataçãoé o principal cuidado a não esquecer. Febre alta, vómitos, diarreia e tosse provocam naturalmente desidratação, o que piora o estado do doente. É portanto fundamental manter o corpo bem hidratado.
As pessoas com doenças crónicas (por exemplo Diabetes, Asma, Obesidade, Doença Cardíaca…) têm, é claro, que se preocupar com a hidratação, mas devem sempre seguir as indicações do respectivo médico de família que terá em consideração o facto de serem simultaneamente doentes crónicos e terem contraído gripe.
Frequentemente quem está com gripe sente astenia, isto é, fraqueza, cansaço e falta de apetite. Mas, deixar de comer enfraquece o doente e dificulta a recuperação. E quanto mais fraca e cansada uma pessoa se sente, menos come. Por isso, para quebrar este ciclo vicioso deve-se procurar comer em pequenas quantidades mas amiudadas vezes.
As pessoas mais frágeis, porque são doentes crónicos ou com mais idade, têm mesmo que evitar ficarem desnutridas para assim combaterem melhor a doença.
Nestee-bookapresentam-se sugestões de como organizar o dia alimentar em caso de gripee incluímos diversos planos com refeições que poderão ser preparadas com antecedência e conservadas no frio
Estas propostas contêm a informação do número de doses a que correspondem as quantidades indicadas. A maior parte foi calculada para 4 pessoas (em alguns casos, devidamente assinalados, dão para 6 ou 8) e todas fazem parte dos Cursos de Culinária Saudável que a FCNAUP organiza desde Janeiro de 2005.
As nossas sugestõespodem ser particularmente úteis para quem vive sozinho e quiser manter uma certa independência em casa mesmo estando doente. Quem vive sozinho tem que programar com antecedência a sua alimentação, abastecer a sua despensa, o congelador e o frigorífico.Assim enfrentará melhor uma situação de gripe,pois já não tem que se preocupar em ter que comprar comida e/ou cozinhar.
É nestas alturas que se tira melhor partido dos alimentos de longa duração, adquiridos anteriormente de acordo com as informações do rótulo (consulte capítulo 4). As refeições que sugerimos podem ser cozinhadas com antecedência, divididas em doses e congeladas adequadamente. Quando for necessário basta descongelar, aquecer e… comer.
Assim, mesmo que esteja debilitado e não sinta forças ou vontade para cozinhar não lhe faltará que comer.
Nunca é demais realçar que ahidrataçãoé um dos principais cuidados no tratamento da gripe. Pode fazê-lo através de diversas bebidas e alimentos, tais como:
-água,muita água simples ou aromatizada (com limão, canela …);
-tisanas ou infusões(de tília, camomila, erva cidreira…..);
-sumosde fruta naturais ou néctaresde fruta;
-leite e/ou iogurtese outros leites fermentados;
-sopa,de preferência de hortaliças e legumes e ainda
-fruta.
No entanto, nem a sopa nem nenhuma bebida deve estar demasiado quente para que o doente não fique com mais calor e transpire ainda mais. Pode, por exemplo, preparar as tisanas/infusões em quantidade abundante e deixar arrefecer num recipiente tapado. Depois vá bebendo ao longo do dia. Se preferir, pode alternar o tipo de bebida para não ficar enfastiado.
Beba sempre que tiver sede e mesmo que não tenha!
Com febre,a ingestãodeve ser superior a 3,7 litros para homens e 2,7 litrospara mulheres,ou seja, cerca de 16 a 12 copos por dia, respectivamente

Sem comentários:

Enviar um comentário

  ©Template colomboparque Dicas Blogger.

TOPO